Conheça Dona Hilda: Primeira mulher vereadora de Ouro Branco-RN

por oub publicado 08/03/2022 10h42, última modificação 08/03/2022 10h42

Neste dia internacional da Mulher, nossa homenagem àquelas que carregam dons que nos ensinam, que nos inspiram, que nos mostram a cada dia que vale a pena lutar por um mundo justo e acolhedor para todos!

O Poder Legislativo de Ouro Branco-RN saúda a todas as mulheres, em nome de uma que marcou a nossa história. Através do seu exemplo, que você mulher possa reconhecer quão essencial é para o desenvolvimento de nossa sociedade.

Hilda da Silva Nóbrega - Vereadora em 1959 até 1962

Numa época em que as eleições ocorriam com a existência de apenas dois partidos, a UDN (União Democrática Nacional) e PSD (Partido Social Democrático), dona Hilda recebeu o convite para concorrer, tendo inicialmente ficado surpresa. Conseguindo assumir uma cadeira de representante de seu povo, seus colegas de trabalho nunca trataram ela com indiferença, sempre acolhendo-a.

O seu primeiro projeto de lei foi sobre a devolução dos livros escolares no final do ano letivo, para cada ano ter o rodízio entre os alunos, como é feito atualmente.

Sendo eleita à época com 41 votos, sempre se manteve numa situação de união com seus colegas vereadores, procurando apresentar demandas fundamentais para a população, mesmo com as dificuldades da época.

Durante o seu mandato, contraiu matrimônio, mantendo-se firme na condução dos trabalhos como vereadora.

Quebrando paradigmas, e construindo uma referência no Poder Legislativo ourobranquense: eis dona Hilda da Silva Nóbrega. Uma grande mulher, que inspira muitas histórias.